No mundo da inovação tecnológica, a Apple Inc. continua a ser uma força indomável, especialmente porque o seu roadmap de produtos para 2023 e 2024 revela uma gama intrigante de gadgets, incluindo o muito aguardado iMac de 30 polegadas. Vamos apresentar um resumo elucidativo do que podemos esperar para os próximos anos. A World Wide Developers Conference (WWDC) organizada pela Apple este ano, serviu de palco para a revelação dos novos Apple Vision Pro, cujo lançamento está previsto para o início de 2024. No entanto, existem diversos outros produtos na manga.
Um dos produtos mais aguardados é o iPhone 15. Como seria de esperar, a Apple irá manter a sua tradição anual de lançar um iPhone modernizado durante o outono de 2023. É expectável que o iPhone 15 seja lançado juntamente com três outros modelos - o iPhone 15 Pro, o iPhone 15 Pro Max e rumores antecipam a possibilidade de um novo modelo "Ultra". Entre as características dignas de referência do iPhone 15, destacam-se as margens curvas, a implementação do Dynamic Island em todos os modelos e a introdução de uma porta USB-C em alternativa ao conector Lightning. Os modelos Pro deverão ter uma câmara periscópica, o que permite capacidades de zoom significativas e prevê-se uma câmara traseira de 48 megapixéis em todos os modelos.
Desviando a atenção para os computadores da Apple, o iMac vai receber uma revigorante lufada de ar fresco até ao final do ano. Codificados como J433 e J434, especula-se que dois novos iMacs de 24 polegadas com melhorias notáveis, como os chips M3, irão ser apresentados. Também se especula que a Apple está a fazer as primeiras experiências na criação de um iMac com um ecrã de tamanho gigantesco superior a 30 polegadas, possivelmente aumentado pela tecnologia ProMotion e retroiluminação mini-LED.
A gama de computadores portáteis da Apple não fica atrás. Um MacBook Pro de 13 polegadas equipado com o chip M3, com o nome de código J504, está em preparação. Além disso, estão a ser desenvolvidos MacBook Pros de 14 e 16 polegadas atualizados, que utilizam chips M3 Pro e M3 Max e acredita-se ainda que a Apple esteja a aperfeiçoar o MacBook Air com dois novos modelos, com os nomes de código J613 e J615, que também irão receber a nova versão do chip M3, sendo previsível o lançamento de toda a gama durante o ano 2024.
A linha de produtos da Apple vai ser enriquecida com novas versões do iPad Air e do iPad Pro. O iPad Air, com o nome de código J507, deverá ser o sucessor do atual modelo M1. Simultaneamente, espera-se que o iPad Pro venha equipado com ecrã OLED, talvez já em 2024. Esta transição para OLED poderá também ser acompanhada por um aumento de preços.
O grande trunfo da Apple no sector dos wearables continua a florescer com o lançamento previsto do Apple Watch Série 9 e do Apple Watch Ultra. O relógio Série 9, que, segundo os rumores, será equipado com o chip S9 baseado no A15 Bionic, promete uma melhoria significativa no desempenho. Por sua vez, especula-se que o Apple Watch Ultra irá adotar um ecrã microLED, potencialmente mais brilhante e maior do que a atual versão OLED.
Por último, não devemos descurar a importância dos acessórios áudio da Apple, nomeadamente os AirPods, AirPods Pro e AirPods Max. Embora não seja explicitamente mencionado na revelação de Mark Gurman, é provável que a Apple esteja a pensar em atualizar estes acessórios. A possível introdução de "AirPods Lite" com características idênticas aos AirPods existentes a um preço mais acessível também está a ser considerada. A Apple está pronta para manter a sua eminência no domínio tecnológico com uma infinidade de ofertas atraentes em 2023 e 2024.