Procuras um novo smartphone? O mercado está recheado de opções. Hoje em dia um telemóvel serve para muito mais do que apenas fazer e receber chamadas. Do tamanho do ecrã ao sistema operativo, passando pelas características das câmaras e pelo processador, são muitos os fatores a ter em conta na hora de comprar um smartphone.
Reunimos 5 fatores que deves avaliar para te ajudar nesta tarefa e escolheres a opção perfeita para ti!
O ecrã é um dos principais tópicos a ter em conta. Podes optar por um ecrã LCD ou OLED/AMOLED. Cada um destes ecrãs terá características diferentes:
- Os ecrãs OLED/AMOLED exibem cores mais vívidas e preto profundo;
- Os ecrãs são uma opção mais económica de elevada qualidade;
Deves ainda avaliar o tamanho do ecrã e a sua resolução. Uma dica extra: para ecrãs com 6 polegadas ou mais, opta sempre por resolução Full-HD.
É um critério que deves ter em conta de acordo com as tuas necessidades. Quanto maior a capacidade de armazenamento, melhor. Assim terás espaço para guardar todas as fotos, vídeos e apps sem necessidade de eliminar com o tempo. Recomendamos, no mínimo, 64 GB de armazenamento.
Hoje em dia quase todos os smartphones têm ótimas câmaras frontais e traseiras. A maioria oferece mais do que uma câmara traseira de elevada qualidade. O parâmetro principal a ter em conta é a quantidade de megapixéis do sensor da câmara, que irá determinar a resolução da imagem. Para a câmara traseira principal equaciona pelo menos 12 megapixéis e para a câmara frontal um sensor com pelo menos 8 megapixéis.
Todos queremos um smartphone que dura, dura e dura, certo? Por isso, tem em conta as características da bateria. A maioria dos fabricantes aposta neste componente para garantir uma capacidade de duração generosa. Por isso, prefere modelos que tenham, pelo menos, 4000 mAh. Uma dica útil é optar por um smartphone com carregamento rápido, o que vai assegurar que o processo não demora várias horas.
Podes optar por um dos dois sistemas operativos disponíveis no mercado: Apple (iOS) ou Google (Android). É possível mudar de um para o outro, mas podem existir alguns inconvenientes relacionados com a compatibilidade de apps e outros equipamentos. Não existe um melhor e outro pior, apenas têm valências diferentes. Por isso, a tua opção deve recair sobre aquele que estás mais habituado.
Se continuas com dúvidas, aconselha-te connosco! A nossa equipa pode recomendar o melhor smartphone recondicionado que estará de acordo com as tuas necessidades!