Ainda que a generalidade das empresas de tecnologia esteja em declínio, e a Apple não tenha passado ao lado das quebras, a gigante norte-americana liderada por Tim Cook continua a ser líder no mercado global de smartphones.
Ainda que a a distribuição mundial de smartphones tenha caído mais de 9% no terceiro trimestre de 2022, segundo informações da IDC, os dados recentemente divulgados pela Apple mostram que a empresa tem um valor de mercado de 2307 mil milhões de dólares. Nesta estatística já se incluem a maior parte das vendas globais do novo iPhone 14,
Outro dado relevante é o facto de o valor de mercado da Apple na China ter atingido valores recorde neste trimestre, com 25% da quota de mercado de smartphones, principalmente devido ao sucesso do novo iPhone.
Em Portugal, Apple é a única que regista aumento nas vendas
Em Portugal, de acordo com dados da a distribuição de smartphones registou uma quebra de mais de 25% no terceiro trimestre de 2022 face ao período homólogo de 2021, traduzindo-se em 520 mil unidades colocadas nas lojas ao dispor dos clientes. Das cinco principais marcas do mercado nacional, apenas a Apple registou um crescimento, ainda que mínimo. Com um crescimento de 0,4%, a gigante norte-americana mantém o segundo lugar na quota de mercado com 16,9%. Nas lojas portuguesas foram colocados à venda 88 mil smartphones.
A liderança do mercado português continua a ser ocupada pela Samsung, com uma quota de 48,5%. Ainda assim, as 252,5 mil unidades de smartphones distribuídas registaram uma quebra de 12,7% face ao mesmo período de 2021. As maiores quedas do mercado foram para a Xiaomi (59,7%) e Oppo (53,5%).
O que está a contribuir para o sucesso da Apple?
Apesar das dificuldades relacionadas com os atrasos na produção do novo iPhone 14, a verdade é que o lançamento do novo modelo registou bastante sucesso entre os utilizadores e contribuiu para o sucesso da Apple em 2022. Mas é impossível negar que a linha de computadores da marca também tem permitido manter-se no topo da lista, uma vez que os rivais, neste segmento específico, registaram uma quebra nas vendas.
Além de líder no mercado dos smartphones, também o Apple Watch continua a dominar nos smartwatches e auscultadores TWS, tendo aumentado substancialmente a sua já forte liderança no último trimestre de 2022, já que a Samsung, segunda colocada, viu as vendas de Galaxy Buds caírem cerca de 25%.